- Área: 204 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Vibhor Yadav
-
Fabricantes: Halomax Lighting Solutions, Livin Products, Saint-Gobain, Spin, Urban Ladder
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ser parte do esforço de crescimento de uma marca como William Grant & Sons era uma perspectiva emocionante para Design Plus Architects. O requerimento estava em sintonia com valores como orgulho, responsabilidade, profissionalismo, espírito e sustentabilidade da empresa. Estes valores não foram incorporados necessariamente como metáforas, mas prevaleceram em um objetivo: várias salas de reuniões pequenas, áreas de discussão semi-formais, interiores bem iluminados, uma possível sala de reunião para mais de 70 pessoas, escritório aberto; essencialmente um ambiente de trabalho alegre e animado.
Os escritórios hoje em dia não são mais espaços lineares com estações de trabalho repetidas de uma maneira regular, com um chefe que costumava possuir a maior sala e desde a qual poderia vigiar seus funcionários. Os tempos mudaram e também o planejamento dos espaços. Agora, o tempo exige interação e debates que envolvem todos para um intercambio de ideias. Com esse conceito a arquitetura e o interior do espaço evoluíram.
O desenvolvimento do conceito pode ser visto no desenho. Em uma área total de 204 m2, o escritório foi separado em duas zonas: espaço de ideias (sala de reuniões) e sala de debates. Enquanto o "espaço de ideias" abarca conversas e apresentações formais por parte da equipe de marketing e desenvolvimento de negócios, a "sala de debates" atende deliberações semi-formais/informais. O desenho do "espaço de ideias" questionou a necessidade de salas de reunião isoladas. Em resposta, foram criadas cápsulas com 14 lugares cada uma.
As cápsulas são autossuficientes para abrigar discussões e apresentações individuais. Elas foram inseridas dentro do anfiteatro. O "espaço de ideias" possui a capacidade de reunir mais de 80 funcionários orgulhosos para assistir apresentações de gerentes, revisões de recursos humanos ou simplesmente celebrar conquistas. As portas de correr de 2.40 metros, física e visualmente, vinculam este espaço com a "sala de debates". Esta última incorpora várias configurações de lugares, desde bancadas para café até uma longa mesa com 3.6 metros. Essa flexibilidade anima o usuário a buscar a comodidade individual baseada na hierarquia do debate. A "sala de conversas" inclui uma biblioteca e uma despensa com bancada.
Os materiais primários foram retirados de uma destilaria. As estruturas de madeira e os pisos MS (dobrados e configurados conforme a necessidade) não somente remetem simbolicamente mas também agregam calidez ao espaço. Ambas áreas possuem diferentes coberturas e padrões de iluminação. Enquanto as cápsulas de debate apresentam suas respectivas técnicas lumínicas, o café oferece uma ampa gama de lâmpadas mais alongadas e climatização. A empresa procura minimizar o uso de materiais e texturas, portanto, o forro possui a mesma textura dos móveis ou paredes. O desenho satisfaz os requisitos do escritório hoje em dia, interativo e atraente, porém funcional, evocando um encanto simplista e melhorando a produtividade dos funcionários.